noticias

Cia de Dança do SESC

Serão mais de 24 horas de atrações no Sesc Palladium, além de duas edições do Sesc Minas ao Luar, no Centro da cidade

Mais de vinte e quatro horas de atrações nas áreas de música, teatro, cinema, artes visuais, dança e literatura. É o que o Sesc vai oferecer a você nos dias 9 e 10 de julho (sábado e domingo), dentro da programação da 4ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte. No Sesc Palladium serão 38 atrações que terão como tema Arte e Política, eixo curatorial do mês no centro cultural. As atividades serão realizadas nos espaços internos e no palco externo, montado pelo Sesc na rua Rio de Janeiro, em frente ao Sesc Palladium, especialmente para o evento.

chico césar

E o Sesc Minas ao Luar também fará parte da festa com dois shows: um no sábado, às 2h30, no palco da rua Guaicurus, com o cantor Chico César; e outro no domingo, às 19h, na Praça da Estação, com a presença de Elza Soares, que encerrará a programação do evento. Neste ano, o Sesc traz uma nova proposta para o Minas ao Luar, que será inaugurada na Virada Cultural. A ideia é propor uma expansão do conceito de cultura popular – do tradicional ao contemporâneo, por meio de leituras contemporâneas. Com isso, o projeto amplia a diversidade de público, as abordagens atuais do tradicional e abre espaço para os artistas nacionais. O Gerente de Ações Culturais do Sesc, Jorge Cabrera contou mais sobre a participação do projeto neste ano, em entrevista a Rádio Virada:

No sábado, às 18h, a programação do Sesc Palladium inicia-se com a intervenção urbana Carcaça, em que os performers interagem com uma carcaça de carro, utilizando-se de ações cênicas e/ou improvisações, guiadas pelos conceitos – transformação, deformação e sustentação – em conexão com ação do corpo e a cidade. Do grupo uberlandense de dança contemporânea Strondum, a ação caracteriza-se pela busca virtuosa por impactar e fomentar reflexões por meio da estética. A performance acontecerá na área externa na rua Rio de Janeiro.

Ainda no sábado, às 20h30, o palco externo da Rio de Janeiro recebe o músico pernambucano Johnny Hooker, que apresenta o show do seu segundo álbum Eu Vou Fazer Uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito!. Ao mesmo tempo acontecerá a intervenção/happening Tire uma foto com Papai Noel, com a artista Marta Neves. Às 23h, o Foyer Augusto de Lima recebe o Sarau das Cachorras: O Santo e a Dama Geni, em que Cida Barcelos interpreta Joana, a cantadora e contadora de histórias que homenageia o congado. Após a apresentação da performance, o sarau convida o público para a roda da poesia, um espaço de compartilhamento da música, dança e versos da artista.

Johnny Hooker

À meia-noite, o Grande Teatro do Sesc Palladium recebe o espetáculo pra dar um FIM NO JUÍZO de deus, do Teatro Oficina do diretor Zé Celso Martinez. Trata-se de uma peça radiofônica criada por Antonin Artaud, grande pensador teatral francês e que tem por principal característica propor um teatro de “presentação” e não de “apresentação”, conferindo grande importância a presença do ator em cena e a não identificação do ator com um personagem. A entrada será mediante a retirada de ingresso duas horas antes do espetáculo. Às 2h30 da manhã do domingo, o Foyer Augusto de Lima recebe a intervenção Bacurinhas em Fexta, do Coletivo As Bacurinhas.

Às 11h do domingo, a Série Domingos Clássicos também integrará a programação da Virada Cultural, e já se encontra com os ingressos esgotados. Na ocasião, a Orquestra Ouro Preto realiza o lançamento do DVD The Beatles. A Série Domingos Clássicos é uma parceria entre o Sesc Palladium e a Orquestra Ouro Preto e, em 2016, o projeto segue com novidades.

A Cia. Sesc de Dança também marcará presença na programação e se apresenta no domingo, às 17h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. O espetáculo será composto pelas coreografias Concertante, Díptico e Oblivion, que representam a diversidade e versatilidade do trabalho da companhia.

E, para encerrar a programação no Sesc Palladium, o palco externo da Rua Rio de Janeiro recebe, às 18h, Karina Buhr, para um show que promete ser contagiante e imperdível.

Além disso, a Galeria de Arte GTO estará com a exposição Arte e Política do Museu da Pampulha, o Projeto Parede recebe o artista Ricardo Burgarelli e o [email protected] apresenta o artista Douglas Pêgo. A programação nos dois dias também contará com exibições gratuitas de filmes. A gerente Do Sesc Palladium, Milena Pedrosa, contou sobre os destaques da programação para a Rádio Virada, que conta com atividades de diferentes linguagens: