noticias

 

Foto: Jackson Romanelli

 

A Virada Cultural 2016 acontece nos dias 9 e 10 de julho em vários pontos da cidade, simultaneamente, com cerca de 500 atrações culturais. Além do esquema especial de transporte e trânsito será implantado uma ciclovia operacional conectando os palcos do evento. A ciclovia será montada e sinalizada com equipamentos móveis, com o objetivo de permitir o acesso e a circulação segura de ciclistas, incentivando o deslocamento por bicicletas. Essa ciclovia também estará interligada a rede cicloviária da área central, confira o trajeto em no nosso MAPA DE SERVIÇO.

Na edição de 2015, foram implantados 50 paraciclos e agora a cidade vai receber mais 25 que serão instalados nas áreas próximas aos palcos, para facilitar o estacionamento das bicicletas. Após o término do evento, todos os 75 paraciclos permanecerão instalados, como um legado da Virada Cultural para a cidade. Veja o mapa anexo. Use também as bicicletas compartilhadas do BIKEBH.

Faixas informativas serão afixadas para orientação aos condutores. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTRANS, Polícia Militar e Guarda Municipal) irão operar o tráfego na região.

Para a segurança de todos, a BHTRANS orienta os motoristas a redobrem a atenção, respeitem a sinalização e siga as recomendações dos agentes de trânsito durante a operação e, se possível, evitem circular pela região.

PALCOS

A montagem e desmontagem dos palcos acontecem a partir de sexta-feira, dia 8/7, até domingo, dia 10/7.

Praça da Estação – Palco Principal
– Reserva de área estacionamento para carga e descarga (Rua Guaicurus + Rua Aarão Reis), nos quarteirões do entorno da Praça, de quarta-feira, dia 6/7, até quarta-feira, dia 13/7;
– Fechamento da Avenida dos Andradas, sentido Centro/Cristiano Machado, entre as ruas Carijós e Viaduto do Floresta, das 14h de sábado, 9/7 até segunda-feira, 11/7, às 5h;
– Fechamento total Avenida dos Andradas, entre Rua Guaicurus e Rua Caetés, de sexta-feira, 9/7 às 21h até domingo, dia 10/7 às 5h;
– Estreitamento de faixa na Av. Cristiano Machado, sentido Centro, sábado, dia 8/7, a partir das 22h.

 

Abaixo do Viaduto Santa Tereza – Palco do Viaduto
– Reserva de área para estacionamento na Rua Aarão Reis e Av. Assis Chateaubriand nas proximidades do palco, de sexta-feira, dia 8/7, às 22h (carga e descarga e produção) até segunda-feira, dia 11/7.
– Fechamento da Aarão Reis, entre as ruas Carijós e Viaduto do Floresta, 9/7 a partir das 10h até as 21h do dia 10/7.

 

Viaduto Santa Teresa – Palco Arcos
– Estreitamento de faixa na sexta-feira, dia 8/7, a partir de 22h;
– Fechamento da Av. Assis Chateaubriand, de sábado, dia 9/7 a partir das 14h até dia 14/9 às 02h;
– Proibir estacionamento na Av. Assis Chateaubriand, entre Rua Gonçalves Dias e Rua Aimorés, sentido Centro, a partir de 22h do dia 9/7;
– Fechamento da Av. Assis Chateaubriand, entre Rua Sapucaí e Av. Francisco Sales, para a ação/evento de Corrida de Carrinhos de Rolimã, domingo, dia 10/07 das 5h às 17h.

 

Palco Praça da Liberdade
– Proibir estacionamento na Av. Bias Fortes em frente ao Palácio, a partir de 22h de sábado, dia 9/7;
– Proibir estacionamento na Alameda da Educação, a partir das 22h de sábado, dia 7/7;
– Fechamento total da Alameda da Educação, às 22h de sexta-feira, dia 8/7, até às 5h de segunda-feira, dia 11/7;
– Fechamento parcial da Av. Bias Fortes, em frente ao Palácio da Liberdade, das 5h às  22h de domingo, dia 10/7.

 

Palco Guaicurus
– Proibir estacionamento entre Rua São Paulo e Rua Curitiba, a partir de 22h de sexta-feira, dia 8/7;
– Fechamento da Rua dos Guaicurus, entre Rua São Paulo e Rua Curitiba, a partir da 22h de sexta-feira, dia 8/7 até as 5h de segunda-feira, dia 11/7.

 

Palco SESC Rua Rio de Janeiro
– Fechamento total da Rua Rio de Janeiro entre Av. Augusto de Lima e Rua Goitacazes, a partir das 14h de sexta-feira, dia 8/7, às 5h de segunda-feira, dia 14/9.

 

Rua da Bahia
– Fechamento total da Rua da Bahia entre Avenida do Contorno e Rua dos Guaicurus, a partir das 14h de sábado, dia 9/7, até às 23h de domingo, dia 10/7.

 

Cidade Jardim – 17ª Festa de Santo Inácio de Loyola – Realizado na R. Bernardo Mascarenhas (ao lado da Paróquia Sto. Inácio de Loyola e Museu Histórico Abílio Barreto).

– Proibição de Estacionamento na Rua Bernardo Mascarenhas, entre Rua Josafá Belo e Rua Tenente Renato César, em ambos os lados, a partir das 22h de sexta-feira, dia 8/7.
– Fechamento da Rua Bernardo Mascarenhas, entre Avenida do Contorno e R. Tenente Renato César, e, na Rua Josafá Belo, entre Avenida Prudente de Morais e Rua Conde de Linhares, das 14h de sábado, dia 9/7, às 5h de segunda-feira, 11/7.

 

Palco Minas ao Luar – Praça Geralda da Mata Pimentel
– Fechamento da Nova Praça da Pampulha e proibição de estacionamento
a partir de quinta-feira, 7/7;
– Fechamento total sexta-feira, dia 8/7, às 22h até dia segunda-feira, 11/7 às 5h

 

Reservas Parklets Montagem temporária de estruturas em vagas de estacionamento:
– Rua Guaicurus, 481 – Centro – Montagem sábado, dia 9/7 e desmontagem domingo, dia 10/7, após 19h.

 

TRANSPORTE COLETIVO

Será realizado um reforço no atendimento de algumas linhas do MOVE, no período da madrugada de sábado, dia 9/7, entre às 0h01 até 4h45:

Linha 51 – Estação Pampulha/Centro/Hospitais
Linha 5106 – Bandeirantes/BH Shopping
Linha 5401 – São Luis / Dom Cabral
Linha 62 – Venda Nova/Savassi via Hospitais
Linha 63 – Estação Venda Nova Lagoinha

Clique e veja as linhas que terão o itinerário e pontos de ônibus alterados durante o evento.