noticias

145 propostas foram pré-selecionadas para compor a programação do evento e reiteram o foco da Virada Cultural de BH nos artistas locais

 

préselecionados1024x615

A Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Associação de Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto (AAMHAB), divulga a lista dos pré-selecionados para a 4ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte. Os candidatos ainda participarão de uma reunião com a produção executiva do evento para o alinhamento final e confirmação da proposta. A lista dos pré-selecionados está disponível aqui.

O processo de pré-seleção tomou como base a diversidade e a abrangência de linguagens artísticas que valorizam a produção cultural local, bem como as adequações técnicas das atrações. As 145 propostas contemplam diversas linguagens artísticas, tais como dança, performance, circo, teatro, música, literatura, artes visuais, cultura popular, entre outras. Ao todo, foram 1.185 propostas inscritas em 2016.

Os números apontam para um crescimento de 28,5%, em comparação ao ano passado, na pré-seleção das atrações que se enquadram “No Circuito”, segmento da programação que abrange as atividades artísticas e culturais que acontecem entre os palcos da Virada – nas ruas, esquinas e faixadas, como por exemplo projeções, invasões de palhaços, novos mobiliários urbanos. Apenas entre as propostas inscritas, o número de intervenções urbanas subiram de 67 na última edição para 104 neste ano, um crescimento de 55%. “Esse aumento espelha uma maior adesão da classe artística para a apresentação de propostas com o conceito de discutir e estimular o uso dos espaços públicos, e também do desejo da Virada Cultural de trazer essas atrações que acontecem entre os palcos para um espaço de protagonismo dentro do evento”, ressalta Simone Araújo, diretora de ações culturais da Fundação Municipal de Cultura.

Novo site

Inovação, dinamismo e interatividade. É com esta pegada que o site da Virada Cultural de BH 2016 entra no ar. Inspirado nos moldes do site da Virada de São Paulo, a versão atual apresenta novidades para que o público se informe e faça parte, desde já, do mais importante evento cultural da capital mineira.

Mais leve e responsivo, o novo site foi programado para ser acessado de todos os tipos de dispositivos, proporcionando um maior fluxo de informação antes, durante e depois do evento. Notícias atualizadas, programação, dados e fotos das edições passadas, tudo isso estará disponível no endereço eletrônico.

O site deste ano também convida o usuário para interagir com a programação. No campo “Minha Virada” o público poderá compartilhar o seu próprio roteiro de atrações e visualizar os eventos escolhidos por seus amigos. Fotos retiradas do Instagram e posts do Twitter marcados com a #viradaculturalbh, também poderão ser visualizadas no site e nas redes sociais da Virada Cultural. Outra novidade é o Mapa de Serviços, que tem como principal objetivo disponibilizar de forma ágil e fácil as informações dos equipamentos de utilidade para a população como pontos de banheiros, ambulatórios, policiamento, entre outros. Navegue em nosso e já fique por dentro das novidades da Virada Cultural de BH 2016!

A Virada Cultural de Belo Horizonte

Criada por meio da Lei 10.446/2012, a Virada Cultural de BH integra o calendário oficial de eventos da capital mineira. O evento cresce a cada ano, contando com uma participação cada vez maior do público. A primeira edição, em 2013, teve mais de 400 atrações e recebeu um público superior a 200 mil pessoas. No ano seguinte, a Virada Cultural recebeu um público de 400 mil pessoas em suas 470 atrações artísticas. Em 2015 foram cerca de 600 atrações e um público calculado em 500 mil pessoas.

*Programação sujeita a alteração.