noticias

Neste fim de semana a 4ª edição da Virada Cultural irá agitar Belo Horizonte! E para facilitar a sua vida, estamos disponibilizando neste ano um mapa de serviços onde será possível localizar pontos de venda de alimentação, banheiros químicos, postos médicos, trajetos da ciclovia operacional, entre outras informações úteis para curtir ao máximo o evento. O mapa pode ser acessado na aba “Mapa de Serviços” no nosso site (clique aqui e confira!) . Para curtir mais esta grande festa confira no nosso Guia Virada Legal, algumas dicas para virar com a gente! Clique aqui para baixar o Guia.

Informamos que a Virada Cultural contará com a atuação de 166 brigadistas, além de oito postos médicos, equipados com ambulância. Ao todo serão 23 pontos da cidade com banheiros químicos instalados ao longo do circuito do evento.

ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS

Serão instalados caixas e barracas para a venda de alimentos e bebidas para atendimento do público em diferentes pontos do evento. Entre os locais que receberão os comércios estão a Praça da Estação, Parque Municipal, Praça Rio Branco (Rodoviária), Rua Guaicurus, Praça Afonso Arinos, Viaduto Santa Tereza (na parte superior e inferior), Rua da Bahia (próximo ao cruzamento com a Guaicurus) e Praça Sete. Os caixas aceitaram dinheiro, cartões de débito e crédito como forma de pagamento (apenas as bandeiras Visa e Mastercard no Parque Municipal).

CICLOVIA

Em 2016, a FMC repete a parceria com a BHTrans, por meio do Programa PedalaBH, e garante ciclovias operacionais para a população durante a Virada. Ela terá aproximadamente 5 km e será criada com equipamentos móveis de sinalização, como cones, balizadores e faixas, interligada à rede cicloviaria da área central. Com isso, espera-se permitir o fácil acesso e a circulação segura de ciclistas aos palcos e equipamentos culturais do evento.

CICLOVIA DA VIRADA - R4 (1)

TRANSPORTE COLETIVO

Será realizado um reforço no atendimento de algumas linhas do MOVE, no período da madrugada de sábado, dia 9/7, entre às 0h01 até 4h45:

Linha 51 – Estação Pampulha/Centro/Hospitais
Linha 5106 – Bandeirantes/BH Shopping
Linha 5401 – São Luis / Dom Cabral
Linha 62 – Venda Nova/Savassi via Hospitais
Linha 63 – Estação Venda Nova Lagoinha

Clique e veja as linhas que terão o itinerário e pontos de ônibus alterados durante o evento.

 

TRÂNSITO

A Virada Cultural ocupa vários pontos da cidade, simultaneamente, sendo que alguns desses locais serão palcos ou espaços utilizados elas atrações do evento. Confira a seguir as alterações de trânsito para o evento:

Praça da Estação

  • Fechamento da Avenida dos Andradas, sentido: Centro / Cristiano Machado, entre a Rua Carijós e o Viaduto do Floresta, das 14h do dia 09/07 às 5h do dia 11/07.
  • Fechamento total Avenida dos Andradas, entre Rua Guaicurus e Rua Caetés, das 20h do dia 09/07 até o fluxo de pessoas diminuir.

Viaduto Santa Tereza – Parte inferior

  • Fechamento da Aarão Reis, entre as Assis Chateaubriand e Viaduto do Floresta, a partir das 14h do dia 09/07 até as 22h do dia 10/07.

Viaduto Santa Tereza – Nos Arcos

  • Encurtamento de faixa a partir das 22h do dia 08/07.
  • Fechamento da via a partir das 14h do dia 09/07 até as 5h do dia 11/07.

Av. Assis Chateubriand

  • Fechamento do trecho das 5h às 19h do dia 10/07.
  • Fechamento do trecho entre Rua da Bahia e Av. Andradas das 14h do dia 09/07 às 5h do dia 11/07.

Rua da Bahia

  • Fechamento entre Av. do Contorno e Rua Guaicurus, a partir das 14h do dia 09/07 até as 23h do dia 10/07.

Rua Sapucaí

  • Fechamento do trecho entre Av. Assis Chateubriand e Rua Tabaiares das 22h do dia 09/07 até as 19h do dia 10/07.

Rua Guaicurus

  • Fechamento da Rua Guaicurus entre as ruas São Paulo e Curitiba, a partir das 22h do dia 08/07 até as 5h do dia 11/07.

Palco SESC

  • Fechamento total do trecho da Rua Rio de Janeiro entre Av. Augusto de Lima e Rua Goitacazes, das 18h do dia 08/07 até as 5h do dia 11/07.

Praça da Rodoviária

  • Estreitamento de faixa na Av. Santos Dummont, sentido Praça da Estação junto à Praça da Rodoviária, das 19h do dia 09/07 até as 17h do dia 10/07.

Praça da Liberdade

  • Fechamento total Alameda da Educação, das 14h do dia 09/07 até as 5h do dia 11/07.
  • Fechamento da Av. Bias Fortes sentido Praça Raul Soares, junto a Praça da Liberdade das 7h às 22h do dia 10/07.

Museu Histórico Abílio Barreto

  • Fechamento da Rua Bernardo Mascarenhas entre Av do Contorno e Rua Tenente Renato Cesar das 10h do dia 09/07 até as 23h do dia 10/07.
  • Fechamento da Rua Josafa Belo entre Prudente de Morais e Bernardo Mascarenhas, das 10h do dia 09/07 até as 23h do dia 10/07.

Informações sobre desvios de trânsito, mudanças e reforços nos itinerários dos transportes coletivos estão disponíveis no site da BHTrans, neste link (clique aqui).

09-Gilvan-Virada Cultural_Area Central_MAPA

SEGURANÇA

A Virada Cultural contará com a atuação da Polícia Militar de Minas Gerais e Guarda Municipal, tendo dois pontos de apoio policial além dos postos usuais já utilizados pelas instituições. O Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH) fará um reforço no monitoramento especial para os dias do evento. O espaço foi inaugurado em junho de 2014, e é um local estratégico de tomada de decisão, com alta tecnologia, segurança e acessibilidade do município. O COP-BH tem representação hoje na Sala de Controle Integrado (SCI) de catorze (14) instituições. O trabalho integrado dessas instituições possibilita uma tomada de decisão mais rápida, e acertada e permite gerenciar múltiplas situações complexas ao mesmo tempo, com uma significativa redução do tempo de resposta.

SERVIÇO

Evento: 4ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte

Data: 9 e 10 de julho de 2016, sábado e domingo.

Programação completa pelo www.viradaculturalbh.com.br

Shows e atividades oficias gratuitasvirada cultural de bh 2013 - fla'vio charchar